Está pensando em abrir uma empresa e claro, ter sucesso com ela, mas não sabe como colocar a sua ideia de negócio em prática? Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e que exigirá paciência por parte do empreendedor.

Toda empresa tem uma série de passos a seguir, iniciamos através de uma pesquisa de viabilidade de nome na Junta Comercial e também no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em muitos casos o nome está disponível na Junta Comercial, mas não no INPI.

Em seguida, o empresário deve fazer uma consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal onde será a sede do seu negócio, para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica da empresa e também, se o imóvel possui Habite-se.

A seguir relacionamos os 5 passos mais importantes para abrir uma empresa de sucesso:

1. Procure um Contador

O primeiro passo para que os documentos da abertura do seu negócio estejam corretos, alinhe-se com um contador.

Muitos dos pequenos empresários tem uma falsa ideia de que, seja mais interessante trabalhar na ilegalidade, para pagar menos impostos, do que regularizar o seu negócios e emitir notas fiscais sobre as vendas.

O contador poderá recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento, visando assim melhor o seu planejamento empresarial.

Também poderá ajudar o empresário a montar um cronograma de tarefas, com os dias de pagamento dos impostos e informar o melhor dia do mês para fazer um balanço.

2. Consulte um advogado

Consultar um advogado para desenvolver o contrato social e demais documentos, poderá ser um diferencial no futuro da empresa.

Este profissional poderá auxiliar o seu negócio e seus sócios sobre os principais pontos jurídicos a serem observados de acordo com a atividade da empresa.

Se a sua empresa irá, por exemplo, prestar serviços, a elaboração de um bom contrato será fundamental para resolver possíveis problemas futuros com os clientes.

Outro ponto importante, diz respeito a legislação trabalhista para que a equipe da sua empresa esteja regularizada, e de acordo com a reforma trabalhista.

3. Registre a sua marca

A primeira visto, o investimento pode parecer alto, mas será uma vantagem para o seu negócio a longo prazo, ou seja, as coisas começam a crescer e, se alguém registrou a sua marca, você precisará escolher um novo nome.

Outro ponto importante, é considerar a compra de um domínio na internet, é importante ter uma presença online através de um site, contendo informações básicas sobre a empresa, isso ajudará a melhorar a imagem do negócio.

4. Invista em publicidade e marketing

Atualmente, é comum os empresários buscarem soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio, mas no futuro, percebemos que será mais vantajoso do que contratar um serviço especializado, o retorno para o seu negócio a longo prazo será maior.

Existem várias empresas especializadas para atender pequenos negócios que desejam investir pouco em comunicação visual.

5. Desenvolva um Plano de Negócios

Este é o último e com certeza um dos mais importantes passo para abrir uma empresa, o sucesso da sua empresa será fruto de um bom planejamento.

Ao realizar a abertura de um novo empreendimentos, é preciso estar com as finanças em dia para não levar nenhum susto, muitos imaginam que iram abrir um negócio e acham que já têm uma carteira de cliente formada.

Portanto, é recomendável ser conservador com relação ao estoque inicial e pecar pela falta e não pelo excesso.

Outro ponto, é que será preciso ter dinheiro no caixa para pelo menos três meses sem lucro.