Skip to main content Skip to search

Abertura de Empresa em Araraquara – SP

Abertura de Empresa em Araraquara – SP

abertura de empresas
Criamos essa página com o objetivo de explicar em detalhes como realizar a abertura da sua empresa na cidade de Araraquara.

Quais são as etapas para a abertura de uma empresa em Araraquara?

O processo inicial para a abertura de uma empresa é basicamente o mesmo para qualquer cidade, segue abaixo a ordem do processo:

  1. Elaboração dos documentos de constituição da empresa, como por exemplo o contrato social;
  2. Realizar o protocolo dos documentos na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP);
  3. Juntamente com o registro na JUCESP e empresa também será registrada na Receita Federal. Dessa forma a empresa receberá simultaneamente dois registros:
    1. NIRE (Numero de Identificação do Registro da Empresa) sendo este gerado pela JUCESP;
    2. CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) esse gerado pela Receita Federal.

Até essa etapa o processo é basicamente o mesmo para qualquer empresa com atividade empresarial constituida no estado de São Paulo.

Após esse etapa é que haverão diferenças dependendo o município de constituição da empresa, nesse caso vamos descrever como é o processo na cidade de Araraquara – SP.

Desde 2016 a prefeitura optou pela adoção do sistema Via Rápida Empresa, desta forma o processo é integrado com a JUCESP.

Todo o processo de registro da empresa no município é online, portanto não há mais a necessidade de realizar a entrega dos documentos fisicamente na prefeitura, sendo estes gerados apenas pela internet.

Quer saber mais informações para a Abertura da sua Empresa em Araraquara/SP?

Clique abaixo e solicite o nosso contato.

Entraremos em contato em até 1 dia útil.

 

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica em Araraquara – SP

Para realizar a emissão da sua nota fiscal eletrônica no município de Americana a empresa ou autônomo deverão realizar a sua inscrição no cadastro municipal, segue abaixo o link para acesso ao sistema:

https://araraquara.ginfes.com.br/

 

Alíquota de ISS para Profissionais Liberais

Os profissionais liberais tem uma alíquota de 2% sobre os seus serviços prestados como empresa (Pessoa Jurídica) na cidade de Americana – SP.

Entendemos como empresas de profissões regulamentadas as clínicas médicas, clínicas odontológica, clínicas de fisioterapia, clínicas de psicologia, escritórios de arquitetura e escritório de engenharia.

Segue abaixo o link para acesso a tabela completa de alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços) em Araraquara – SP:

https://wwwx.gissonline.com.br/legislacoes/araraquara/CTM_ATUALIZADO.pdf

Alvará de Funcionamento em Araraquara

O alvará de funcionamento após o preenchimento das solicitações de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa.

Se a empresa for constituída com endereço apenas para o recebimento de correspondência não haverá necessidade por exemplo do Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros, comum para empresa que exercem atividade no local.

Para empresas da área da alimentação, saúde entre outras de interesse da Vigilância Sanitária, será necessário solicitar o Alvará Sanitário.

Haverá outras autorização e laudos que poderão ser solicitados de acordo com a atividade exercida pela empresa, aqui o objetivo é explicar de forma geral, analisando a maioria das empresas.

Quer saber mais informações para a Abertura da sua Empresa em Araraquara/SP?

Clique abaixo e solicite o nosso contato.

Entraremos em contato em até 1 dia útil.

Araraquara é um município no interior do estado de São Paulo, no Brasil. Está localizado na região central do estado, a uma distância de 43 quilômetros do seu centro geográfico (Obelisco), e a 270 quilômetros da capital estadual. Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde.[9]

Localiza-se a 21º47’40” de latitude sul e 48º10’32” de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros. Sua população estimada em 2017 é de 230 770 habitantes. O município está conurbado com Américo Brasiliense. Araraquara sedia os campi da UNESP, da FATEC (Fundação Estadual Paula Souza) e do IFSP, todas instituições públicas de ensino superior, além de possuir outras, de caráter privado, como a “Universidade de Araraquara – UNIARA”, a “UNIP”, as “Faculdades Integradas de Araraquara – Logatti” e a “UNIESP”.

Em 2013, a população do município foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 222 036 habitantes, sendo o trigésimo quinto mais populoso do estado e apresentando uma densidade populacional de 207,90 habitantes por quilômetro quadrado. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil.

 

× Whatsapp