Skip to main content Skip to search

Abertura de Empresa em Campinas – SP

Abertura de Empresa em Campinas – SP

abertura de empresas

Criamos essa página com o objetivo de explicar em detalhes como realizar a abertura da sua empresa na cidade de Campinas.

Quais são as etapas para a abertura de uma empresa em Campinas?

O processo inicial para a abertura de uma empresa é basicamente o mesmo para qualquer cidade, segue abaixo a ordem do processo:

  1. Elaboração dos documentos de constituição da empresa, como por exemplo o contrato social;
  2. Realizar o protocolo dos documentos na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP);
  3. Juntamente com o registro na JUCESP e empresa também será registrada na Receita Federal. Dessa forma a empresa receberá simultaneamente dois registros:
    1. NIRE (Numero de Identificação do Registro da Empresa) sendo este gerado pela JUCESP;
    2. CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) esse gerado pela Receita Federal.

Até essa etapa o processo é basicamente o mesmo para qualquer empresa com atividade empresarial constituida no estado de São Paulo.

Após esse etapa é que haverão diferenças dependendo o município de constituição da empresa, nesse caso vamos descrever como é o processo na cidade de Campinas – SP.

O processo de registro da empresa no município é online, porem há necessidade de realizar a entrega dos documentos fisicamente na prefeitura (Porta Aberta Empresarial), segue abaixo mais informações:

Localização

Prefeitura Municipal de Campinas
Avenida Anchieta, 200, Térreo, Centro, Campinas/SP

Contato

Atendimento exclusivamente presencial ou pelo Sistema de Atendimento ao Contribuinte – SIAC

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com limite de entrega de senhas, de acordo com a capacidade de atendimento) .

Atendimento

  • Assuntos relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN e Taxa de Fiscalização de Anúncios – TFA, tanto para pessoa natural quanto para pessoa jurídica, dentre os quais destacam-se:
  • Inscrição Mobiliária de ISSQN de pessoa natural: abertura, alteração e encerramento. O encerramento intempestivo é feito via Requerimento Único DRM/SMF;
  • Inscrição Mobiliária de ISSQN de pessoa jurídica: abertura, alteração e encerramento;
  • Inscrição Mobiliária de ISSQN de Construção Civil: a abertura, alteração e encerramento. O encerramento é feito somente para Inscrições Mobiliárias abertas desde 09/05/2016;
  • Inscrição Mobiliária de TFA: abertura, alteração e encerramento;
  • Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF;
  • Emissão de segunda via do Documento de Informações Cadastrais – DIC;
  • Protocolização das solicitações relativas ao ISSQN, TFA, NFSe Campinas, ISS Digital, etc., feitas por meio do formulário Requerimento Único – DRM/SMF.

Alvará de Funcionamento em Campinas

O alvará de funcionamento também será emitido de forma online, através do preenchimento das solicitações de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa.

Se a empresa for constituída com endereço apenas para o recebimento de correspondência não haverá necessidade por exemplo do Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros, comum para empresa que exercem atividade no local.

Para empresas da área da alimentação, saúde entre outras de interesse da Vigilância Sanitária, será necessário solicitar o Alvará Sanitário.

Haverá outras autorização e laudos que poderão ser solicitados de acordo com a atividade exercida pela empresa, aqui o objetivo é explicar de forma geral, analisando a maioria das empresas.

Quer saber mais informações para a Abertura da sua Empresa?

Clique abaixo e solicite o nosso contato.

Entraremos em contato em até 1 dia útil.

× Whatsapp