Entenda o que é profissional liberal e quais as profissões estão enquadradas

O que é Profissional Liberal

 

De acordo com a CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais Liberais) a definição de profissional liberal seriam trabalhadores, que podem exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica ou superior específica, legalmente reconhecida, formação essa advinda de estudos e de conhecimentos técnicos e científicos.

O exercício de sua profissão pode ser dado com ou sem vínculo empregatício específico, mas sempre regulamentado por organismos fiscalizadores do exercício profissional.

O estatuto da CNPL, em seu artigo 1º, parágrafo único, assim define o profissional liberal: “é aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-científica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente de vínculo da prestação de serviço”.

Se você está procurando por mais informações tributaria sobre os seus serviços como profissional liberal, não deixe de navegar pelo nosso site.

Para saber mais sobre o assunto, deixei a seguir um link para acessar um conteúdo completo sobre o assunto: http://www.cnpl.org.br/new/index.php/90-conteudo-estatico/767-o-profissional-liberal