A Importância das Informações Contábeis
O Departamento Contábil é o responsável por registrar, tudo o que acontece em uma empresa e que tenha relação com dinheiro.
A principal responsabilidade é registrar tudo o que mudar o patrimônio da empresa. Além disso, os responsáveis pela contabilidade devem arquivar os documentos para realizar a prestação de contas de todo o dinheiro que sair da empresa.
Principais Benefícios da Contabilidade para a sua Empresa!
Os demonstrativos contábeis são fundamentais para a gestão do seu negócio, através deles será possível analisar a situação financeira através de alguns demonstrativos contábeis.
Segurança na Tomada de Decisão
Saber como está a contabilidade da sua empresa é fundamental para tomar decisões mais assertivas, com base em dados reais da situação da empresa. Portanto, com informações confiáveis você irá tomar decisões com mais segurança e tranquilidade, e não apenas baseado em achismo.
ObrigaçõesAcessórias
LançamentosContábeis
TributosMensais
Livros Contábeis e a sua Importância para o seu Negócio
O Departamento Contábil é responsável por cuidar para que as empresas mantenham a escrituração e arquivamento dos livros contábeis. Sendo assim, devem ser registradas todas as informações sobre acontecimentos patrimoniais e financeiros do seu negócio ao longo do ano.
Infelizmente, muitos profissionais da área contábil ainda enfrentam problemas com o fisco, devido à falta de atenção aos livros contábeis.
São documentos onde estão registradas todas as informações de caráter econômico e financeiro de uma empresa. Através destas informações, é possível que o contador acompanhe a saúde financeira do empreendimento e, juntamente com o empresário, possam realizar um planejamento financeiro de médio a longo prazo.
Os principais tipos de Livros no Departamento Contábil
O livros contábeis mudam de acordo com o tipo de empresa, iremos relacionar apenas os principais.
Livro Diário
Neste livro devem ser registradas todas as movimentações financeiras, como as entradas e saídas que não alteram as finanças, assim como as obrigações fiscais e as provisões de recebíveis. É importante ressaltar que o livro diário se trata de uma obrigatoriedade pela legislação comercial, desta forma, é possível documentar a escrituração contábil de crédito e débito em ordem cronológica, por isso, tenha atenção ao registrar informações como a data e local, histórico e valor.
Livro Caixa
Neste livro são registradas as operações relacionadas à bens numerários e ajuda na elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Assim, os registros devem ser feitos de forma cronológica e devem constar data, histórico, entradas, saídas e saldo.
Livro Razão
Através desse livro é possível fazer o controle de todas as contas patrimoniais que foram descritas no Livro Diário, a fim de saber sobre os registros contábeis que possam estar em aberto. Desta forma, todos os lançamentos também deverão conter a data e histórico para os lançamentos a débito e, igualmente, data e histórico para os lançamentos a crédito.
Livro de Registro de Prestação de Serviços
Deve ser elaborado pelas empresas com o objetivo de registrar documentos fiscais relacionados àquelas que exerçam atividades que são sujeitas à apuração do ISS (Imposto Sobre Serviço) que se trata de um imposto municipal.
Livro de Registro de Inventário
Ressaltamos que este livro é obrigatório para todas as empresas, de acordo com o Regulamento de Imposto de Renda (RIR). Através dele é possível registrar a quantidade e o valor de produtos, mercadorias, além de outros bens que estejam disponíveis na data em que será realizado o balanço patrimonial do período. Mesmo que seja obrigatório a especificidade da elaboração deste documento pode variar de acordo com a legislação de cada estado da federação.
Livro de Inventário
É usado para registrar o estoque de mercadorias da empresa. Será de uso obrigatório sempre que a empresa mantiver produtos estocados no período de balanço; podendo ser anual ou trimestral (lucro real). Assim, devem ser registradas as informações relacionadas à mercadorias, matérias-primas, produtos manufaturados e em fabricação, etc.
Livros de Entrada e de Saída de Mercadorias
São obrigatórios para quem atua no setor comercial e voltados à escrituração de documentos fiscais. É feito de forma similar ao Livro Diário, pois as informações devem ser registradas de maneira individual e cronológica.