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Departamento Contábil

A Importância das Informações Contábeis

O Departamento Contábil é o responsável por registrar, tudo o que acontece em uma empresa e que tenha relação com dinheiro.

A principal responsabilidade é registrar tudo o que mudar o patrimônio da empresa. Além disso, os responsáveis pela contabilidade devem arquivar os documentos para realizar a prestação de contas de todo o dinheiro que sair da empresa.

Principais Benefícios da Contabilidade para a sua Empresa!

Os demonstrativos contábeis são fundamentais para a gestão do seu negócio, através deles será possível analisar a situação financeira através de alguns demonstrativos contábeis.

Contabilidade

Segurança na Tomada de Decisão

Saber como está a contabilidade da sua empresa é fundamental para tomar decisões mais assertivas, com base em dados reais da situação da empresa. Portanto, com informações confiáveis você irá tomar decisões com mais segurança e tranquilidade, e não apenas baseado em achismo.

Obrigações
Acessórias
Declarações entregues periodicamente ao órgãos governamentais.
Lançamentos
Contábeis
São realizados através documentos enviados pela sua empresa.
Tributos
Mensais
Apuração de tributos calculados com base na movimentação contábil.
Departamento Contábil

Livros Contábeis e a sua Importância para o seu Negócio

O Departamento Contábil é responsável por cuidar para que as empresas mantenham a escrituração e arquivamento dos livros contábeis. Sendo assim, devem ser registradas todas as informações sobre acontecimentos patrimoniais e financeiros do seu negócio ao longo do ano.

Infelizmente, muitos profissionais da área contábil ainda enfrentam problemas com o fisco, devido à falta de atenção aos livros contábeis.

São documentos onde estão registradas todas as informações de caráter econômico e financeiro de uma empresa. Através destas informações, é possível que o contador acompanhe a saúde financeira do empreendimento e, juntamente com o empresário, possam realizar um planejamento financeiro de médio a longo prazo.

Os principais tipos de Livros no Departamento Contábil

O livros contábeis mudam de acordo com o tipo de empresa, iremos relacionar apenas os principais.

Livro Diário

Neste livro devem ser registradas todas as movimentações financeiras, como as entradas e saídas que não alteram as finanças, assim como as obrigações fiscais e as provisões de recebíveis. É importante ressaltar que o livro diário se trata de uma obrigatoriedade pela legislação comercial, desta forma, é possível documentar a escrituração contábil de crédito e débito em ordem cronológica, por isso, tenha atenção ao registrar informações como a data e local, histórico e valor.

Livro Caixa

Neste livro são registradas as operações relacionadas à bens numerários e ajuda na elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Assim, os registros devem ser feitos de forma cronológica e devem constar data, histórico, entradas, saídas e saldo.

Livro Razão

Através desse livro é possível fazer o controle de todas as contas patrimoniais que foram descritas no Livro Diário, a fim de saber sobre os registros contábeis que possam estar em aberto. Desta forma, todos os lançamentos também deverão conter a data e histórico para os lançamentos a débito e, igualmente, data e histórico para os lançamentos a crédito.

Livro de Registro de Prestação de Serviços

Deve ser elaborado pelas empresas com o objetivo de registrar documentos fiscais relacionados àquelas que exerçam atividades que são sujeitas à apuração do ISS (Imposto Sobre Serviço) que se trata de um imposto municipal.

Livro de Registro de Inventário

Ressaltamos que este livro é obrigatório para todas as empresas, de acordo com o Regulamento de Imposto de Renda (RIR). Através dele é possível registrar a quantidade e o valor de produtos, mercadorias, além de outros bens que estejam disponíveis na data em que será realizado o balanço patrimonial do período. Mesmo que seja obrigatório a especificidade da elaboração deste documento pode variar de acordo com a legislação de cada estado da federação.

Livro de Inventário

É usado para registrar o estoque de mercadorias da empresa. Será de uso obrigatório sempre que a empresa mantiver produtos estocados no período de balanço; podendo ser anual ou trimestral (lucro real). Assim, devem ser registradas as informações relacionadas à mercadorias, matérias-primas, produtos manufaturados e em fabricação, etc.

Livros de Entrada e de Saída de Mercadorias

São obrigatórios para quem atua no setor comercial e voltados à escrituração de documentos fiscais. É feito de forma similar ao Livro Diário, pois as informações devem ser registradas de maneira individual e cronológica.