(16) 3964-6780
(16) 99332-9943

Contabilidade para Autônomos: Tudo o que você precisa saber

Contabilidade para Autônomos: Tudo o que você precisa saber

Ser autônomo é, sem dúvida, o sonho de muitas pessoas. Ter a liberdade de escolher seus horários e dar seu toque pessoal em seu trabalho é algo invejável. Porém, é preciso lembrar que existem algumas obrigações em relação a documentação, contabilidade e tributos que o autônomo precisa seguir para não ter problemas com a Receita Federal.

Sendo assim, a contabilidade é uma área extremamente importante para qualquer empresa, desde pequenos negócios até grandes empresas. Para quem trabalha de forma autônoma, a contabilidade é igualmente importante, pois muitas vezes o empreendedor não tem conhecimento suficiente da área.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a entender melhor como a contabilidade pode ajudar autônomos. Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para ter uma contabilidade organizada e aproveitar os benefícios oferecidos pelo Simples Nacional.

Para aprender tudo o que um autônomo precisa saber sobre contabilidade de maneira simples, leia este artigo.

O que é contabilidade?

Para quem não sabe, a contabilidade é um sistema de controle financeiro usado para registrar, controlar e analisar obrigações financeiras. Dessa forma, a contabilidade permite que você tenha controle contínuo e preciso do seu dinheiro.

Sendo assim, é importante para todos os tipos de negócios, mas é particularmente essencial para autônomos, pois ajuda a gerenciar suas finanças.

Por fim, tem a finalidade manter um controle financeiro da organização, registrando e analisando todas as operações financeiras. Em empresa, o setor contábil é o responsável por gerenciar todo o fluxo de caixa, bem como realizar pagamentos, recebimentos, faturamentos, conciliações bancárias, entre outras funções inerentes.

Mesmo para autônomos, a contabilidade é importante, pois permite que o empreendedor tenha uma visão clara dos seus lucros e gastos, o que é essencial para o planejamento financeiro do seu negócio. Além disso, a contabilidade é necessária para o cumprimento de obrigações legais como o recolhimento de impostos, como o Imposto de Renda.

Por que preciso de contabilidade?

Muitos autônomos não se dão conta de que precisam contratar uma contabilidade, o que é um erro, pois não são apenas os lucros a considerar. É necessário contar todas as despesas e ganhos de forma que cada item seja documentado de acordo com a lei. A contabilidade é também importante para outras obrigações, como o cálculo e pagamento de impostos.

Outra vantagem da contabilidade é que ela ajuda a evitar multas por não cumprir os prazos legais. Além disso, a contabilidade ajuda a gerenciar melhor a sua empresa, pois possibilita visualizar a sua renda em uma única fonte.

Opção pelo Simples Nacional

Para autônomos, empresas individuais e microempresas, o Simples Nacional é o melhor regime tributário. Ele oferece uma série de benefícios, como isenção de impostos, redução de custos trabalhistas e acesso a linhas de crédito. No entanto, a inscrição é obrigatória para usufruir dos benefícios, e é aqui que a contabilidade entra em cena.

A inscrição no Simples Nacional é uma longa e burocrática, portanto, é melhor contratar um contador para ajudar nessa etapa. O contador vai ajudar a preparar e apresentar corretamente os documentos necessários para a inscrição.

Vantagens do Simples Nacional para autônomos

O Simples Nacional é o regimes de tributação para empresas e empresários optantes pelo CNPJ. Este regime possui diversos benefícios para autônomos, como redução dos impostos devidos, simplificação da burocracia do recolhimento de impostos, alíquotas diferenciadas para cada ramo de atividade e a possibilidade de aproveitar incentivos e descontos fiscais de acordo com a legislação vigente.

Além disso, os autônomos optantes pelo Simples Nacional têm direito a parcelamento de tributos e acréscimos legais e uma série de obrigações acessórias simplificadas.

Opção pelo Carnê Leão

O Carnê-Leão é outro passo importante que um autônomo deve tomar. Ele é um documento que permite que os autônomos paguem seus impostos a cada 30 dias. Com ele, os autônomos conseguem acesso a facilidades de pagamento e isenção de juros.

A abertura do Carnê-Leão é obrigatória para autônomos, e pode ser solicitada diretamente na Receita Federal. Além disso, o autônomo precisa manter o seu livro-caixa em dia.

Como montar este modelo contábil

Para montar o modelo contábil necessário para o autônomo, é importante contar com a assessoria de um contador profissional, pois ele pode auxiliar no preenchimento de formulários e documentações necessárias ao processo de abertura de empresa.

O contador também pode prestar serviços de folha de pagamento, balanço patrimonial, DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, entre outras atividades necessárias à boa gestão contábil da empresa.

Como contratar uma contabilidade

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor como a contabilidade pode auxiliar autônomos a melhorar suas finanças. Lembramos que é imprescindível contar com a assessoria de um contador profissional para a montagem do modelo contábil.

Existem várias contabilidades que oferecem serviços para autônomos. O ideal é pesquisar cuidadosamente e procurar uma contabilidade que entenda o seu nicho, para que ela possa ajudar a reduzir os seus custos e simplificar o processo.

Os custos da contabilidade dependem de cada contador, mas, normalmente, autônomos só precisam pagar uma taxa mensal.

Se você precisa de ajuda com a contabilidade para autônomos, entre em contato com a Ceribelli Contabilidade e solicite o contato. Oferecemos serviços de abertura de empresa, folha de pagamento, simples nacional e Carnê-Leão.

Ser autônomo é uma ótima maneira de conseguir mais liberdade e ter um negócio próprio. No entanto, é importante lembrar que é necessário manter a contabilidade em dia para não ter problemas com o fisco. A contabilidade ajuda a controlar as finanças e permite ao autônomo ter acesso a facilitadores, como o Simples Nacional e o Carnê-Leão.

Nós podemos te ajudar com a abertura de empresa, folha de pagamento, Simples Nacional e Carnê Leão.

Publicações Relacionadas
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *