(16) 3964-6780
(16) 99332-9943

Contabilidade para Restaurantes: Principais dicas

Contabilidade para Restaurantes: Principais dicas

A contabilidade para restaurantes é fundamental para o sucesso do estabelecimento. Afinal de contas, não basta servir uma comida deliciosa e ter excelentes atendentes, é necessário organização financeira para que a empresa continue funcionando.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 8 a cada 10 restaurantes fecham com menos de dois anos de funcionamento e uma das principais razões é exatamente a falta de cuidado com o financeiro.
Então, para evitar que a sua empresa vá à falência, separamos algumas dicas importantes de contabilidade para restaurantes e bares. Acompanhe abaixo!

Controle o fluxo de caixa

Ao contrário de alguns tipos de empresas, os bares e restaurantes costumam ter um fluxo de caixa bastante intenso, pois diariamente há o recebimento de pagamentos dos clientes, sem contar nos gastos com ingredientes e insumos.
Além disso, também não se pode esquecer do pagamento mensal dos funcionários, aluguel, conta de luz e tantos outros.
Por conta disso, é fundamental que o bar ou restaurante seja capaz de realizar o controle adequado do fluxo de caixa através da escrituração contábil.
Desse modo, será possível garantir que o dinheiro seja capaz de pagar todos os débitos e ainda sobrar para as demais atividades e ações do estabelecimento.

Separe os registros contábeis

Essa é uma dica muito importante de contabilidade para restaurantes e bares: separe os registros contábeis de forma mais detalhada possível.
Então, se o estabelecimento trabalha com delivery e o consumo na casa, faça o registro das vendas de maneira separada, categorizando por vendas internas e as entregas.
Assim, o mesmo deve ser feito também para as despesas, como folha de pagamento e fornecedores, por exemplo.
Isso porque, são muitos detalhes a serem controlados e acompanhados, aumentando assim as chances de confusão nos registros.
Logo, a partir do momento que você faz essa separação dos registros contábeis, se torna mais fácil identificar os furos financeiros que prejudicam a sua empresa, bem como tomar as medidas necessárias para resolver o problema o quanto antes.

Atenção ao estoque

Sem sombra de dúvidas um dos principais erros financeiros dos restaurantes e bares está exatamente no estoque.
Como os ingredientes são perecíveis, caso não haja uma atenção constante a essa situação, é provável que a empresa tenha grandes perdas financeiras em razão dos desperdícios dos ingredientes.
Sendo assim, é essencial conhecer as receitas, mantendo sempre o estoque atualizado e conhecendo quais os pratos que são mais pedidos para que os ingredientes não faltem.
Portanto, o ideal é contar com um sistema de gestão de estoque. Além disso, algumas dicas podem ajudar, como:

  • Classifique e separe os produtos;
  • Mantenha uma tabela atualizada referente a entrada e saída dos produtos;
  • Faça uma contagem regular do estoque;
  • Conte com um profissional responsável pelo estoque.

Confira se existem incentivos contábeis para restaurantes e bares no seu estado

Algumas cidades e até estados do Brasil oferecem incentivos contábeis para as empresas dos mais diversos setores, incluindo os bares e restaurantes, o que ajuda a reduzir algumas despesas.
Então, caso não seja possível conseguir isenção fiscal, pode ser que existam alguns outros incentivos, como descontos na folha de pagamento, facilidade na contratação de empréstimos dentre outros.

Faça o monitoramento dos resultados

O segredo da contabilidade para restaurantes e bares é sempre fazer o acompanhamento dos resultados obtidos.

Um dos principais indicadores é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Então, nela você terá dois aspectos do seu negócio:

  • Fontes de receitas, com o lucro total de cada uma delas;
  • Despesas, com a identificação de cada item.

Assim, você deve gerenciar e analisar os seus resultados da forma que preferir: anual, mensal ou até semanal.
Dessa forma, você conseguirá identificar se o seu bar ou restaurante está apresentando lucros ou prejuízos dentro de um determinado período.
Como resultado, será mais fácil tomar decisões financeiras de modo mais assertivo, como, quando excluir itens do cardápio, criação de um menu sazonal, redução de custos indiretos, dentre outros.

Peça ajuda de um contador

Existe muito a se analisar na contabilidade para restaurantes e bares e que vão além das dicas que você viu aqui. Então, é natural que os empreendedores não consigam dar conta de tanta responsabilidade sozinho.
Afinal de contas, cuidar de um negócio não é uma tarefa fácil e você precisa focar na atividade principal executada pela sua empresa, deixando as questões financeiras com quem entende do assunto.
Então, o ideal é contar com ajuda de um contador. Esse profissional é o mais indicado para controlar e acompanhar o financeiro da sua empresa, reduzindo os custos e os impostos.
Além disso, ele vai garantir que as questões fiscais, contábeis e trabalhistas do seu bar e restaurante estejam em dia com a legislação vigente.

Conclusão

O controle da contabilidade para restaurantes e bares é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Então, toda atenção às questões financeiras, trabalhistas e contábeis.
Para isso, conte com ajuda de um profissional especializado em contabilidade para restaurantes e bares.

Publicações Relacionadas
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *