Para garantir o sucesso das suas vendas na Black Friday, é essencial definir metas claras e realistas, além de estabelecer um orçamento específico para as promoções.
Além disso, é importante preparar a equipe para lidar com o aumento da demanda e garantir que o estoque esteja suficientemente abastecido para atender a todos os pedidos.
Por fim, não se esqueça de criar um plano de comunicação eficaz para divulgar as suas ofertas e atrair os consumidores para a sua loja.
Portanto, para vender na Black Friday e divulgar as suas promoções na data, tem que aprender a se planejar para esse dia para colher os resultados esperados.
Na sequência, confira quais ações são necessárias a esse planejamento.
1º Passo: Se prepare para o Aumento na Demanda
Um ponto crucial para vender mais na Black Friday é se preparar para o aumento repentino da demanda, de modo a garantir a qualidade da experiência de compra.
Para isso, você precisa:
- Fazer uma previsão de demanda de acordo com o histórico de vendas;
- Reforçar as operações logísticas para ampliar as entregas, se for o caso;
- Investir na infraestrutura para suportar o aumento da demanda (mantendo a estabilidade do site, por exemplo);
- Treinar o pessoal (ou contratar um temporário como reforço, por exemplo) para lidar com o aumento nos pedidos.
Assim, você evita problemas, como quedas no site devido ao grande volume de acessos e atrasos nas entregas, que prejudicam a sua reputação na Black Friday.
2º Passo: Planejamento de Estoque
Planeje o seu estoque com base no que você definiu a respeito de quais produtos entrarão em promoção.
Como a tendência é a de vender mais itens na Black Friday, certifique-se de que o seu estoque esteja com a quantidade necessária para atender às demandas dos clientes.
3º Passo: Negociação de Prazos e Descontos com Fornecedores
Outro passo da preparação para a Black Friday é negociar junto aos fornecedores o mais cedo possível.
Afinal, esses parceiros de negócios não trabalham apenas com a sua empresa. Portanto, não deixe para a última hora.
Assim, você ganha tempo para definir, em conjunto com o fornecedor, a perspectiva de aumento da demanda, podendo até negociar possíveis descontos na aquisição dos produtos.
4º Passo: Diversifique as Condições de Recebimento
Atualmente, o recebimento mais rápido é através do PIX, e é bom lembrar: quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, mais chances terá de levar o consumidor a comprar.
Então, por que não testar a diversificação dessa oferta na Black Friday caso os formatos de pagamento aceitos pela sua empresa sejam restritos?
Essa também é uma estratégia para vender mais.
Além da compra pelo cartão de crédito, considere oferecer no site as opções de PIX, débito e boleto bancário, por exemplo.
5º Passo: Plataforma de Gestão Empresarial
Você ainda não usa um software ERP (programa de computador para planejamento de recursos empresariais) para integrar os processos da empresa?
A Black Friday é uma boa oportunidade para fazer esse investimento. Inclusive porque ele otimiza as rotinas de trabalho do negócio de forma permanente.
Com um ERP, é possível integrar áreas como vendas, financeiro e estoque, reunir dados relevantes para análise e automatizar tarefas repetitivas e de pouco valor agregado.
Por exemplo, quando um produto é vendido no site, o sistema imediatamente registra o dado e o concilia com as informações a respeito do estoque.
Como a Ceribelli Contabilidade pode te ajudar na Black Friday?
Com a ajuda da Ceribelli Contabilidade a sua empresa poderá se planejar melhor para a Black Friday, pois garante a correta tributação do seus produtos, o que te ajudará no momento de calcular promoções e desconto nesse dia.
A maior parte das empresas calculam seus tributos de forma incorreta, e ter uma gestão tributária eficiente é fundamental para aumentar os lucros da sua empresa e garantir a sua competitividade perante o mercado.
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