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Black Friday: 9 Dicas para Aumentar seu Lucros

Black Friday: 9 Dicas para Aumentar seu Lucros

Preparado para alavancar seus lucros na Black Friday?

O feriado do consumismo está se aproximando, e é fundamental estar um passo à frente para garantir que sua empresa se destaque em meio à concorrência acirrada.

Neste artigo, vamos mergulhar em 9 dicas infalíveis para impulsionar seus lucros durante a Black Friday, desde estratégias de marketing digital até táticas de engajamento do cliente.

À medida que nos aproximamos desse evento espetacular de vendas, é essencial estar preparado para capitalizar ao máximo.

Vamos explorar como otimizar suas promoções, aperfeiçoar sua estratégia de precificação, e utilizar o poder das redes sociais para impulsionar suas vendas.

Além disso, descobriremos como aprimorar a experiência do cliente para garantir que sua base de consumidores retorne para mais.

Quer esteja ingressando no mundo do varejo ou seja um veterano na Black Friday, estas dicas são fundamentais para alcançar e superar suas metas de lucro.

Aproveite ao máximo este guia definitivo para transformar a Black Friday em um triunfo para o seu negócio.

Conheças as 9 dicas para melhoras suas vendas:

1ª Dica: Entenda o que o seu cliente quer

O ponto de partida para criar uma promoção assertiva na Black Friday é entender o perfil dos seus clientes e o que eles esperam dessa data.

Comece analisando o histórico de compras deles, separando os seus leads (contato de possíveis clientes e o que despertou seu interesse) mais promissores para criar ofertas personalizadas.

Também é essencial investigar quais produtos ou serviços despertam mais interesse para cada público e, ainda, como esses consumidores preferem comprar (pelo site, na loja ou em ambos os canais, por exemplo).

2ª Dica: Planeje suas ofertas de Black Friday

Outro passo importante é definir quais produtos da sua empresa terão desconto na Black Friday.

Na hora de planejar as melhores promoções, você deve considerar as preferências do consumidor e as suas condições para oferecer vantagens.

Será um item que já figura na lista de mais vendidos ou que esteja sem giro no estoque?

E ainda: quanto será o desconto oferecido para o consumidor?

Primeiro, considere os produtos ou serviços com maior procura nesta época ou em determinados grupos de clientes e crie ofertas específicas para os “carros-chefe”.

Depois, verifique se você tem estoque parado ou produtos de baixo giro que poderiam ser oferecidos com descontos ou mesmo combinados a outros itens em kits promocionais.

Também é uma boa ideia criar ofertas exclusivas para os seus clientes mais fiéis, pois eles merecem uma atenção especial nessa data.

E ainda falta calcular a margem de lucro para definir um valor viável que não prejudique o seu resultado, ao mesmo tempo que seja atraente para o consumidorliente.

Aproveite para pesquisar quais foram os preços praticados pelos seus concorrentes no ano anterior para ter uma base sobre a realidade do mercado.

Você não precisa reduzir todos os preços na Black Friday, o importante é focar nos produtos com o maior potencial de venda.

3ª Dica: Dê descontos reais e seja transparente

Não é à toa que algumas promoções de Black Friday são conhecidas por expressões pejorativas como “black fraude” e “tudo pela metade do dobro”.

Isso porque muitas empresas aumentam os preços dos produtos nas semanas anteriores à data para, no período dela, serem vendidos pelo valor normal.

Essa é uma prática da qual você deve ficar longe.

Com o acesso fácil a informações e dados na internet, fica mais fácil os consumidores pesquisarem os preços, descobrindo rapidamente quem realmente está oferecendo alguma vantagem, evitando serem enganados por pseudo promoções.

Ainda mais com o alcance e popularidade das redes sociais e plataformas como o Reclame Aqui. Evite a todo custo qualquer tipo de repercussão negativa.

Portanto, seja transparente e ofereça descontos reais.

4ª Dica: Use a criatividade nas ofertas

Criatividade é um elemento fundamental para elaborar promoções atrativas, principalmente tendo em vista que os consumidores são bombardeados por informações de diferentes marcas no período.

O ideal é que, nessa ocasião, você direcione o olhar para os seus concorrentes para obter ideias de campanhas de vendas.

Quais estratégias eles usam em datas especiais que, de fato, funcionam perante o consumidor?

E de que modo você pode se destacar da concorrência?

Mesmo que você não tenha condições de oferecer descontos agressivos, isso não é motivo para ficar de fora da Black Friday:

existem inúmeras estratégias para vender mais que podem ser bem interessantes para o seu público.

Você pode oferecer, por exemplo:

KITS DE PRODUTOS

Agrupar produtos complementares e vendê-los juntos, como um pacote, geralmente por um preço mais baixo do que eles fossem adquiridos separadamente.

Por exemplo, um kit de cuidados para a pele que inclua um limpador facial, tônico e creme hidratante.

SORTEIOS

Uma estratégia de marketing pela qual os clientes têm a chance de ganhar prêmios ao participar de um concurso. Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza pode realizar um sorteio entre os participantes para ganhar um conjunto completo de seus produtos mais populares.

AMOSTRA GRÁTIS

Oferecer produtos gratuitos para os clientes experimentarem antes de comprar é uma iniciativa simpática e que demonstra segurança na qualidade daquilo que você comercializa. Por exemplo, uma empresa de alimentos pode distribuir amostras grátis de um novo sabor de biscoito em um supermercado local.

PONTOS EXTRAS EM UM PROGRAMA DE FIDELIDADE

Oferecer mais
pontos do que o habitual em um programa de fidelidade incentiva compras e/ou engajamento contínuo. Por exemplo, uma loja de roupas pode dobrar os pontos para cada compra feita durante a semana específica.

VENDAS ADICIONAIS

Incentivar os clientes a comprar produtos adicionais relacionados ao item que eles já estão levando. Por exemplo, um varejista de eletrônicos pode sugerir a aquisição de um case e carregador extra ao vender um smartphone.

GARANTIA EXTRA OU FRETE GRÁTIS

Oferecer uma garantia estendida ou eliminar as taxas de envio é uma estratégia para incentivar a compra. Por exemplo, uma loja on-line de móveis pode oferecer frete grátis em todos os pedidos acima de um determinado valor.

CUPONS DE DESCONTO

Descontos atraentes e específicos aos clientes, geralmente através de códigos de cupom. Por exemplo, um restaurante pode distribuir cupons que dão aos clientes 20% de desconto em suas refeições.

BRINDES

Presentes gratuitos para os clientes que compram um determinado produto ou gastam acima de um determinado valor. Por exemplo, uma loja de cosméticos pode oferecer um batom gratuito para gastos acima de um determinado valor em produtos.

DESCONTO PROGRESSIVO

Descontos maiores para compras maiores. Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer 10% de desconto em compras acima de $50 e 20% de desconto em compras acima de $100.

CASHBACK

Oferecer aos clientes um reembolso em dinheiro ou crédito por uma porcentagem do valor gasto. Por exemplo, um cartão de crédito pode oferecer 1% de cashback em todas as compras realizadas com o cartão.

A ideia é aproveitar a data para proporcionar uma boa vantagem ao seu consumidor e promover o seu negócio, seja qual for o caminho ou estratégia escolhida.

5ª Dica: Instigue o consumidor a adquirir mais itens com descontos

Principalmente para empresas pequenas, com poucos funcionários, destacar-se dos grandes concorrentes é um desafio, concorda?

Isso porque nem sempre o empreendedor consegue reduzir o preço dos produtos sem perder a margem de lucro.

Se esse é o seu caso, uma ideia de promoção para vender mais é dar descontos para a compra de itens adicionais, os chamados “descontos progressivos”.

Esse é um tipo de promoção que incentiva a aquisição.

Quanto mais produtos o consumidor leva, maior é o desconto, o que o instiga a cogitar itens que já desejava e que agora parecem ser mais vantajosos.

6ª Dica: Valorize clientes fiéis

Que tal aproveitar a Black Friday para satisfazer os clientes que sempre compram de você?

Fidelizar é tão importante quanto conquistar novos consumidores.

Uma ideia interessante é oferecer descontos exclusivos à sua base de clientes, aproveitando para levá-los a comprar mais uma vez, dando preferência à sua marca em relação à concorrência.

7ª Dica: Foque na excelência do atendimento

A qualidade do atendimento ao cliente deve ser continuamente uma prioridade no negócio e, em datas especiais, a atenção deve ser redobrada.

Afinal, a excelência no atendimento é o que garante a construção do relacionamento junto ao cliente.

Também é um fator essencial para a fidelização: mesmo que o consumidor tenha algum problema com o seu produto ou serviço, se for bem atendido e receber uma solução, terá uma percepção positiva da empresa, voltando a comprar dela em uma ocasião futura.

Caso contrário, além de não comprar mais da sua empresa, pode falar mal dela para outras pessoas, nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

8ª Dica: Fique de olho nas finanças

É fundamental se preparar financeiramente para a Black Friday, mantendo o equilíbrio das contas e aproveitando a data.

Muitos empresários recorrem aos empréstimos para reforçar o estoque nesse período ao perceberem que a alta das vendas será suficiente para cobrir o valor e ainda lucrar.

Lembrando que o aumento dos pedidos também gera aumento nos custos variáveis. Por isso, você precisará fazer os cálculos para saber exatamente quanto lucrou.

9ª Dica: Invista na divulgação

A Black Friday é o momento de investir na divulgação e em propagandas cativantes, pois os consumidores recebem uma enxurrada de e-mails marketing e anúncios com ofertas e você precisará disputar a atenção deles.

Se você é um pequeno empreendedor e não pode competir com anúncios caríssimos em mídias de massa, experimente usar as redes sociais e o marketing digital para divulgar as suas promoções.

Com as ferramentas de impulsionamento do Facebook e Instagram, por exemplo, você pode segmentar o público e atingir os verdadeiros clientes em potencial, ainda que tenha uma verba limitada.

Como melhoras os seus resultados com a Ceribelli Contabilidade

Com a assistência da Ceribelli Contabilidade, a sua empresa poderá se preparar melhor para a Black Friday, pois garantimos a correta tributação dos seus produtos, o que irá auxiliá-lo no momento de calcular promoções e descontos nesse dia.

A maioria das empresas calcula seus tributos de maneira errada, e ter uma gestão tributária eficiente é essencial para aumentar os lucros da sua empresa e assegurar sua competitividade no mercado.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços para a sua empresa.

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