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Como Emitir GPS (INSS) como Autônomo

Como Emitir GPS (INSS) como Autônomo

Ser autônomo é uma decisão que muitas pessoas tomam para estabelecer sua independência financeira. Porém, para que essa suposta independência seja real, é necessário que alguns procedimentos sejam seguidos, como, por exemplo, a emissão da Guia de Previdência Social (GPS) para autônomos.

Essa guia é a responsável por garantir ao autônomo os direitos previdenciários, assim como as obrigações. Assim, o presente artigo irá abordar como emitir a Guia de Previdência Social (GPS) para autônomo.

O que é GPS (Guia de Previdência Social)?

A Guia de Previdência Social (GPS) é a capacidade do governo de arrecadar, administrar e monitorar o recolhimento dos tributos dos contribuintes. Ela permite que o governo gerencie os recursos arrecadados e garanta que a Previdência Social preste os serviços necessários ao contribuinte.

Como emitir GPS (Guia de Previdência Social) como autônomo?

A emissão da GPS é um procedimento relativamente simples e deve ser realizada pela internet. Para emitir a GPS, é preciso ter em mãos algumas informações, como o CPF do titular, o número da GPS, o mês e o ano em que a guia vai ser emitida, o tipo de contribuinte e o nome da empresa.

É necessário também informar o tipo de recolhimento a ser feito — se anual, mensal, trimestral ou semestral — e o valor a ser recolhido, que será o descrito na tabela do INSS. É importante lembrar que o recolhimento da GPS deve ser feito até o dia 15 do mês subsequente.

Após fornecer todas as informações, basta clicar no botão “Gerar GPS” e imprimir a guia, que deverá ser guardada com segurança para consulta futura.

Como se inscrever na Previdência Social como autônomo?

Para emitir a Guia de Previdência Social, é preciso primeiro se inscrever na Previdência Social como autônomo. Essa inscrição é realizada no site do INSS e é necessário ter em mãos o CPF e o número do Cadastro de Pessoa Física (CNPJ). É preciso ainda informar o nome do titular da empresa, o endereço e os dados do responsável legal pela empresa.

Após informar todos os dados solicitados, basta clicar no botão “Enviar” para fazer a inscrição. O número de inscrição na Previdência Social deverá ser utilizado para a emissão da guia de Previdência Social.

Quais os documentos necessários para emitir a GPS?

Para emitir a GPS, é necessário ter em mãos o CPF do titular, o número de inscrição da empresa no INSS, o mês e o ano em que a guia será emitida e o tipo de contribuinte. Além disso, é preciso informar o tipo de recolhimento a ser feito — se anual, mensal, trimestral ou semestral — e o valor a ser recolhido.

Conclusão

Emitir GPS (INSS) como Autônomo é um processo relativamente simples. Entretanto, é importante seguir corretamente todas as instruções e ter todos os documentos necessários em mãos para que o processo aconteça da melhor forma possível.

Saiba mais sobre como realizar a emissão da sua guia de INSS GPS. Acesse o site oficial do governo para obter mais informações e instruções sobre como emitir a GPS como autônomo.

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