(16) 3964-6780
(16) 99332-9943

Como emitir DARF IRPF código 0190

Como emitir DARF IRPF código 0190

O Imposto de Renda é responsável por arrecadar recursos para o governo em todos os países.

No Brasil, todos os anos os contribuintes precisam realizar sua declaração de Imposto de Renda, cujo prazo costuma se estender de maio a junho. Se você é autônomo, precisa emitir DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Mas, como emitir DARF IRPF quando você é autônomo?

Neste artigo, vamos ensiná-lo a emitir seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais quando você é autônomo. Abordaremos as etapas de como utilizar o site da Receita Federal, de como calcular o valor a ser recolhido e de como emitir o DARF para pagamento. Saiba que o pagamento pode ser realizado em qualquer banco ou lotérica.

Conhecer o código de recolhimento da Receita Federal

Antes de tudo, é importante conhecer o código de recolhimento da Receita Federal que corresponde à emissão do DARF. O código que você precisa usar para emitir o DARF quando for autônomo é o 0190. O código informa que você está emitindo o DARF para recolher impostos de acordo com imposto de renda devido.

Simulador de Imposto de Rendo Pessoa Física

Acesso o site do SICALC para realizar a emissão do DARF como Autônomo, informando os seus dados pessoas como o CPF e a sua data de nascimento. Clique no link e saiba mais!

SICALC para Gerar o DARF de IRPF

Acesse o site do SICALC para realizar a emissão do DARF de IRPF através do código 0190.

Selecione o Tipo de DARF

A próxima etapa é selecionar o tipo de DARF que você quer emitir. Você deverá escolher a opção DARF Normal. Clique no botão “Gerar” e preencha os dados necessários para gerar o DARF.

Insira os Dados Necessários

Depois, é necessário inserir o período de apuração do imposto, o código do tributo (0190), o valor da base de cálculo do tributo e a alíquota e, por fim, a data de vencimento. Em seguida, finalize a emissão do DARF clicando no botão “Ok”

Faça o Pagamento

No último passo, você deverá efetuar o pagamento do DARF Imposto de Renda autônomo. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou lotérica. Depois de efetuar o pagamento, você terá a confirmação de que o pagamento foi realizado com sucesso.

CONCLUSÃO

Neste artigo, você aprendeu como emitir o DARF IRPF quando você é autônomo. Vimos que o código de recolhimento é 0190 e abordamos todas as etapas de como utilizar o site da Receita Federal para emitir o DARF e realizar o pagamento. Lembre-se de que a data de vencimento normalmente é do mês de junho e precisa ser respeitada.

Portanto, agora você sabe como emitir o DARF IRPF para pagamento. Saiba mais sobre como realizar a emissão do seu DARF de Imposto de Renda IRPF código 0190. E não esqueça de declarar seu imposto de renda todos os anos para evitar multas.

Publicações Relacionadas
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *