(16) 3964-6780
(16) 99332-9943

Elisão fiscal e o Planejamento Tributário da sua empresa

Elisão fiscal e o Planejamento Tributário da sua empresa

Podemos definir a Elisão Fiscal como uma conduta lícita praticada pelo contribuinte, com o objetivo de impedir ou evitar a incidência de tributos sobre determinada operação comercial ou financeira.

As principais características da elisão fiscal é de que se trata de um dos instrumentos utilizados pelo profissional como meio de executar o planejamento tributário, cujo conceito é mais amplo e abrangente.

DIFERENÇA ENTRE ELISÃO E EVASÃO FISCAL?

Podemos definir a evasão fiscal como o oposto da elisão fiscal, ou seja, ocorre a evasão fiscal mediante a realização de conduta ilícita, tais como a simulação, o dolo e a fraude, pela prática de atos ou negócios ilícitos.

Portanto, a evasão tributária significa forma ilícita de evitar o cumprimento da obrigação tributária e a elisão significa forma lícita de evitar ou reduzir a incidência de tributos.

O QUE É A NORMA “ANTIELISÃO”?

Foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 11.01.2001 a L.C. (Lei Complementar) 104/2001, alterando dispositivos da legislação tributária. Dentre as alterações procedidas, tempo a inclusão na Lei nº 5.172/1966 (Código Tributário Nacional) do parágrafo único ao artigo 116 da que passou a assim dispor:

Art. 116. Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos:

– Tratando-se de situação de fato, desde o momento em que o se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios;

II – Tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos de direito aplicável.

Parágrafo único. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. (Incluído pela L.C. nº 104, de 2001)

CONCLUSÃO

Podemos concluir que o paragrafo único do art. 116 do CTN atinge somente a evasão fiscal, e não a elisão fiscal, que se utiliza de conduta lícita para a prática do planejamento tributário.

Publicações Relacionadas
1 Comment

Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *