(16) 3964-6780
(16) 99332-9943

Abertura de CNPJ para Profissionais Liberais

Abertura de CNPJ para Profissionais Liberais

É comum profissionais liberais recém-formados terem dúvidas sobre abertura de CNPJ e assim, começa a trabalhar através de uma empresa.

As principais dúvidas geralmente ocorrem por desconhecerem o que é mais vantajoso.

Será que vale a pena ter um CNPJ e trabalhar como empresa ou pessoa jurídica? Ou será que é melhor trabalhar como profissional autônomo ou pessoa física?

Para ajudar no esclarecimento dessas dúvidas, analisamos neste artigo alguns tópicos relevantes sobre Abertura de CNPJ para Profissionais Liberais.

Obrigações Acessórias para Profissionais Liberais

É indispensável para exercer a profissão legalmente, ter conhecimento de todas as obrigações acessórias nas áreas fiscais, trabalhistas, tributárias e legais pertinentes ao seu ramos de atividade.

Sua empresa deve arcar com as responsabilidades adequadamente desde a abertura do CNPJ, para assim, crescer de acordo com a legislação vigente, e assim, se consolidar no mercado evitando futuros problemas.

A falta do conhecimento específico, é comum que muitos profissionais tenham dificuldade em realizar todas as atividades sozinhos.

Nessa hora o melhor a fazer é procurar ajuda com especialistas, busque por um contador ou por uma contabilidade especializada em Profissionais Liberais.

Além de evitar futuros problemas, sua empresa, irá se manter dentro da legalidade e poderá economizar e muito, por atuar dentro da lei, não pagando tributos e impostos desnecessários.

Pessoa Física (Carnê Leão) X Pessoa Jurídica (Empresa)

Qual a melhor opção para profissionais liberais atuarem? Pessoa Física, apurando seus impostos através do Carnê Leão ou como Pessoa Jurídica através da abertura de uma empresa?

Se o seu objetivo é atuar pagando menos impostos, o aconselhável é ter seu CNPJ e atuar como Pessoa Jurídica.

A modalidade Jurídica tem uma carga tributária menor, que fica numa faixa de 13,33% a 16,33% optando pelo Lucro Presumido e optando pelo Simples Nacional a partir de 6% pelo Anexo III e de 15,5% pelo Anexo V.

Já a carga tributária para profissionais autônomos fica em torno de 27,5% do Imposto de Renda para Pessoa Física, apurado através do Carnê Leão, e ainda, terá um adicional de 20% para o INSS limitado ao teto da contribuição.

Cada caso tem as suas particularidades, por isso antes de decidir em qual modalidade irá atuar, faça uma avaliação detalhada do seu cenário atual do seu negócio.

Os dois casos podem ser viáveis, por isso sugiro mais uma vez que busque ajuda de um profissional especializado em abertura de empresa para profissionais liberais.

Vale a pena abrir empresa?

Ter um empresa aberta é sinônimo de mais tranquilidade, ainda mais se tratando de profissionais liberais que geralmente tem uma rotina bem corrida.

Ter uma empresa aberta permitirá estar sempre regulamentado nos órgãos de fiscalizações, emitir notas fiscais e acompanhar os rendimentos com mais segurança e assertividade.

Então, se você quer almejar voos mais altos e ter sucesso na carreira, com certeza vale a pena ter um empresa aberta.

Outra vantagem, é que a maioria das empresas que contratam esses profissionais, preferem realizar contratos através de empresa e não de pessoa física.

Assim você poderá crescer sem dores de cabeças e pagar o mínimo de tributos e impostos.

Conclusão

Manter a contabilidade em dia é uma responsabilidade de todo profissionais liberais que preza por seu crescimento, bem estar e qualidade de vida.

Cuidar dos livros fiscais, preencher mensalmente o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), fazer a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e ainda, fazer a declaração anual e corretamente do Imposto de Renda (IR).

Estes são alguns itens necessários para manter uma contabilidade para profissionais liberais em dia. Pode até parecer complicado para quem não é especialista no assunto.

Mas para nós da Ceribelli Contabilidade, estes são serviços comuns, que tratamos todos dias com muito amor e carinho.

Somos especialistas em abertura de empresas para profissionais liberais e serviços de contabilidade.

Foque naquilo que você é bom e deixe o resto com a gente, solicite um orçamento sem compromisso e saiba mais sobre contabilidade especializada em Profissionais Liberais!

Publicações Relacionadas
2 Comments
Thamires Salceda

Como faço para abrir cnpj para profissional liberal?

Olá Thamires, a abertura de um CNPJ poderá ser feita individualmente ou em sociedade, e a tributação/regime tributário irá depender do seu rendimento mensal. Estarei entrando em contato com você para passar mais informações sobre o assunto. Obrigado!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.Required fields are marked *